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Chassi O 500 Mercedes é o primeiro articulado a bateria

IMG_2758A Mercedes-Benz do Brasil – centro mundial de competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus e líder de mercado do segmento – tem presença muito importante numa experiência pioneira no País: o E-Bus, veículo montado sobre o chassi articulado O 500 UA de piso baixo. Este é o primeiro ônibus articulado do mundo totalmente elétrico, com 18 metros de comprimento e movido 100% a baterias, que encontra-se em fase de testes com passageiros na região Metropolitana de São Paulo.

A versatilidade do chassi O 500 da Mercedes-Benz ganha mais evidência a partir do desenvolvimento, testes e utilização de trações e combustíveis alternativos ao diesel de petróleo. O foco é a redução de consumo e de emissão de poluentes, mantendo a rentabilidade do cliente, melhorando a qualidade do ar e preservando o meio ambiente.

Com base na competência, experiência e conhecimento de seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico, a Mercedes-Benz é pioneira no uso de biodiesel e diesel de cana em veículos comerciais e vem realizando testes com o motor bicombustível Diesel+GNV em ônibus urbanos. Além disso, tem parcerias bem sucedidas com a Eletra em veículos como o HíbridoBR, o trólebus e, agora, o E-Bus.

O E-Bus é fruto de parceria da Eletra, empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica, com a Mitsubishi Heavy Industries e a Mitsubishi Corporation. Com carroçaria Induscar/Caio e motor elétrico WEG, o veículo é equipado com ar condicionado e tem capacidade para 150 passageiros.

A Mercedes-Benz lidera amplamente as vendas desse subsegmento de ônibus. Em 2013, entre articulados e superarticulados da linha O 500, foram emplacadas mais de 350 unidades no País, o que significa uma participação superior a 90% do mercado total.

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