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Nova Linha Sprinter, conheça os novos modelos

Sprinter Nova Linha Mercedes Benz

O lançamento da Nova Linha Sprinter aconteceu neste fim de semana na Minasmáquinas Caminhões. Por isso hoje no blog da Minasmáquinas daremos detalhes dessa nova geração de vans, furgões e chassis da linha Sprinter, veículo que é referência de mercado e que passa a oferecer padrões ainda mais elevados de qualidade. Destaque para os motores de tecnologia limpa e, mais do que nunca, para os sistemas de segurança de eficiência exemplar, maior conforto e capacidade de transporte.

Além do inédito, arrojado e cada vez mais atrativo design, a nova família Sprinter traz uma série de novidades, definindo padrões em tecnologia, segurança, economia, proteção ambiental e desempenho. Este é o caso da nova geração de motores OM 651 LA, mais potentes, econômicos e ecológicos, que atendem à legislação PROCONVE P-7. Estes propulsores trazem a avançada tecnologia BlueEFFICIENCY para os veículos comerciais leves, solução consagrada nos automóveis da marca.

“O Sprinter também é referência de mercado em qualidade, agilidade, excelência, rentabilidade e satisfação do cliente”, diz Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing de Automóveis e Vans e de Desenvolvimento de Rede Brasil da Mercedes-Benz . “A nova geração irá proporcionar muito mais vantagens aos clientes, contribuindo para maior produtividade em suas atividades de transporte de carga ou de passageiros, resultando em maior rentabilidade”.

O novo Sprinter cumpre com excelência dois dos maiores desafios do transporte: redução no consumo de combustível e no índice de emissões. Sua tecnologia BlueEFFICIENCY abrange um pacote de eficiência que visa a otimização do funcionamento dos sub-sistemas internos do motor. Além disso, sua transmissão foi desenvolvida com base nas necessidades típicas da aplicação de veículos comerciais leves.

Quando se trata de nível baixo de emissões e respeito pelo meio ambiente, a nova geração de motores Mercedes-Benz OM 651 LA biturbo de 4 cilindros é vantajosa em suas duas classes de potência: a versão 311 CDI Street passa a contar com motor de 114 cv (aproximadamente 5% mais potente), com torque de 28,5 mkgf de 1.200 a 2.400 rpm. Já as versões 415 CDI e 515 CDI têm motorização de 146 cv, com torque de 33,6 mkgf de 1.200 a 2.400 rpm, o que significa um incremento de cerca de 13% na potência e 6,5% no torque.

Com maior potência e torque, os veículos Sprinter ganham mais agilidade no trânsito, com melhores arrancadas e retomadas e também com maiores velocidades médias.

A exclusiva tecnologia BlueEFFICIENCY utiliza sistema de recirculação dos gases de escape (EGR), que insere gás de escape dentro do cilindro visando reduzir a temperatura e, consequentemente, a formação de NOx. Como o Sprinter utiliza um motor diesel de alta rotação, no qual o trabalho a plena carga não é constante, esta solução mostrou-se robusta e eficaz, atendendo à legislação PROCONVE P-7.

Além do ganho ambiental, a tecnologia BlueEFFICIENCY contempla também um pacote de eficiência que visa a otimização do funcionamento do motor, proporcionando economia no consumo de combustível e, consequentemente, mais rentabilidade para o cliente.

O novo Sprinter chega ao mercado com mais uma importante inovação tecnológica: a introdução de dois eixos balanceadores Lanchester em seus motores, o que representa mais um marco na evolução dos propulsores a diesel. Movidos por engrenagens, os balanceadores giram abaixo do virabrequim, no cárter, e levam o motor OM 651 LA a um nível de suavidade nunca antes alcançado nessa classe.

Os balanceadores Lanchester do Sprinter são os primeiros entre todos os veículos comerciais leves do mercado, o que mais uma vez confirma o pioneirismo da Mercedes-Benz.

Os novos motores do Sprinter harmonizam-se perfeitamente com a nova transmissão manual ZF ECO Gear 6S-450 de 6 velocidades, cujas relações de marcha também propiciam redução no consumo de combustível.

Com uma relação otimizada de velocidades, o novo câmbio favorece as manobras em velocidades baixas. Já a relação da sexta marcha, 15% mais alta, contribui para manter a rotação do motor mais baixa, mesmo nas velocidades mais altas.

Além de contribuir para a economia no consumo de combustível, essa nova transmissão propicia melhor dirigibilidade e maior agilidade para o veículo.

Com a nova geração do Sprinter, a Mercedes-Benz aprimorou ainda mais o seu já reconhecido e exemplar nível de segurança, criando um novo padrão no mercado. Um dos principais diferenciais é a introdução do programa eletrônico de controle da estabilidade ESP Adaptativo® no sistema de freio, que consiste na integração dos já conhecidos ASR e ABS ao BAS e EBV, reduzindo significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.

O BAS reconhece a velocidade de acionamento do freio e reduz a distância de frenagem de acordo com a reação do motorista sobre o pedal de freio. Já o EBV reconhece o efeito no centro de gravidade do conjunto carga e veículo e ajusta a força de frenagem sobre as rodas de acordo com esse efeito.

Com os quatros sistemas integrados, o ESP Adaptativo® garante um controle adaptativo da frenagem, aumenta o controle e a estabilidade do veículo mesmo em condições críticas, reduz o risco de tombamento lateral e realiza uma intervenção em movimentos desestabilizadores do veículo, tais como reação excessiva do condutor e condições irregulares da via.

O novo Sprinter traz também um airbag maior para os acompanhantes do motorista (furgão e chassi) ou para os passageiros da primeira fila de assentos (van). Além disso, o tensionador do cinto de segurança funciona de forma associada com o airbag.

O elevado padrão de segurança do Sprinter também envolve o conceito de absorção de impactos observados em sua estrutura monobloco, prevendo-se a absorção otimizada de impactos e transferindo as forças oriundas de colisão, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo.

Em termos de visibilidade, além do parabrisa maior, a combinação de um grande espelho principal com um espelho angular adicional fornece amplo campo de visão. Também contribui para a segurança a posição inferior do amplo conjunto ótico e faróis de neblina, o que melhora a iluminação da via.

Seguindo o estilo do Sprinter europeu, a nova geração que chega ao Brasil chama a atenção pelo design moderno e arrojado. Mantendo o tradicional perfil em forma de cunha, a já conhecida robustez do veículo é explicitada pelos faróis dianteiros maiores e pelo capô integrado à grade. Ainda na parte dianteira, o parabrisa mais alto e os retrovisores maiores aumentam a visibilidade do veículo, além de produzirem um efeito estético atrativo.

O interior do Sprinter 2012 também foi totalmente modificado. O novo painel de instrumentos, o aumento do número de porta-objetos e a utilização de materiais de alta qualidade valorizam o espaço interno e a ergonomia. Isso também fica evidenciado no acesso aos comandos e na posição do volante em relação ao painel, que disponibiliza, opcionalmente, teclas para comunicação com o rádio e o telefone via Bluetooth. Além disso, a coluna de direção ajustável, tanto em altura como em profundidade, contribui para a melhor ergonomia. Com novo design, a chave de ignição inclui a função de fechamento central das portas por controle remoto.

O novíssimo sistema de ar condicionado é um diferencial da nova geração do Sprinter. A temperatura no interior do veículo é mantida sempre num nível ideal, independentemente da temperatura externa e da radiação solar. Destaque para as vans, cujo ar condicionado de controle independente foi desenvolvido exclusivamente para o mercado latino-americano.

A nova família Sprinter oferece também maior capacidade de transporte, tanto no que se refere ao número de passageiros, no caso das vans, quanto ao volume de carga dos furgões e chassis. Isso se deve ao aumento das distâncias entreeixos (3.250 / 3.665 / 4.325 mm) e do PBT – peso bruto total, agora com versões de 3,50 / 3,88 / 5 toneladas.

Além das tradicionais versões 9+1 (9 assentos para os passageiros e mais o assento do motorista) e 15+1, a nova van Sprinter passa a oferecer as inéditas opções 17+1 e 20+1, aumentando as possibilidades para os clientes transportarem mais pessoas por viagem. Essas configurações já saem montadas de fábrica, o que assegura maior qualidade, conforto, robustez e segurança no transporte de passageiros.

O novo furgão Sprinter oferece várias opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15,5 m³. A porta lateral corrediça, com 182 cm de altura e 130 cm de largura, está 24% maior em relação à versão atual. Com isso, permite, por exemplo, o fácil carregamento de um palet pela lateral do veículo, o que também pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a movimentação de produtos.

A opção de abertura de 270 graus da porta traseira e a exclusiva versão com portas corrediças nas duas laterais do veículo ampliam notavelmente as possibilidades de carga e descarga em locais estreitos e de difícil acesso. Com duas opções de alturas internas (1,65 e 1,95 m) e quatro comprimentos (5.245 / 5.910 / 6.940 / 7.340 mm), a linha de furgões Sprinter assegura muitas facilidades aos transportadores.

O chassi é robusto e resistente, e com a cabina da linha Sprinter está apto para a implementação de diversos tipos de carroçarias, que permitem uma capacidade volumétrica de carga até 22 m³. Destaque também para a capacidade de carga líquida, obtida através do chassi tubular, tecnologia que consiste em estrutura de baixo peso e grande resistência.

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