Facebook RSS
magnify
Home Notícias Saiba como verificar se seu caminhão está com o tacógrafo regular
formats

Saiba como verificar se seu caminhão está com o tacógrafo regular

shutterstock_201513206-700x466Você sabia que o Inmetro já disponibiliza de um serviço simples e prático, que a maioria das pessoas desconhecem, e que permite identificar se um caminhão está com o tacógrafo em dia?  Muitos não sabem, mas o velocímetro da grande maioria dos veículos de carga é na realidade um tacógrafo, onde embaixo do visor da velocidade existe um disco, conhecido como diagrama, que é o local onde as informações são registradas.

O equipamento registra a velocidade praticada no percurso, a distância percorrida e o tempo de direção. É também conhecido com o a “caixa preta” do transporte rodoviário, pois através das informações dele é possível apurar um acidente, bem como realizar um trabalho preventivo tanto por parte das empresas, controlando seus motoristas, como das autoridades. Por obrigação do Código de Trânsito Brasileiro, é necessário que os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 kg possuam o equipamento.

Para verificar se há uma possível irregularidade, basta acessar o site http://cronotacografo.inmetro.rs.gov.br/certificados/consultar e digitar a placa. Caso apareça “ Nenhum documento encontrado para os dados informados.”, significa que existe total irregularidade. Outras possibilidades é apresentar a informação que o documento provisório está no prazo, vencido ou que a certificação está regularizada ou vencida.

Para quem trabalha com transporte e sofre a concorrência desleal de quem está irregular, esse instrumento também pode ser útil na conquista de clientes. Afinal, estar com o veículo regularizado é obrigação de qualquer um que preste o serviço de transporte.

Para ler mais notícias, clique em blog.minasmaquinas.com.br  . Informações sobre a  Minasmáquinas visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *