Facebook RSS
magnify
Home Notícias Motoristas incentivados a usar técnicas de direção segura reduzem número de acidentes
formats

Motoristas incentivados a usar técnicas de direção segura reduzem número de acidentes

Ainda é uma ação pouco utilizada entre as empresas de transporte, mas algumas delas estão dando premiações aos motoristas que não cometem infrações no trânsito. Assim elas estimulam os caminhoneiros a cumprir requisitos de segurança.

E com essa ação, já estão aparecendo resultados. Uma das empresas que adotou a prática é a Petrobras. Ela  iniciou em 2012 o programa Motorista Deztaque. Outra empresa, a Martin-Brower, empresa distribuidora de alimentos, chegou à 10ª premiação de Prevenção de Acidentes com Veículos, neste ano.

O objetivo de projetos como esse é  reduzir a quantidade de acidentes e estimular o motorista, a seguir determinadas regras não só pela obrigatoriedade, mas também pela expectativa de reconhecimento.

 O gerente da área de segurança no trabalho e meio ambiente da Martin-Brower, Carlos Rogério Corrêa Santos, destacou  a mudança no comportamento dos motoristas após a inserção das premiações no cotidiano deles. Para ele, os caminhoneiros estão mais participativos e cuidadosos, além de preocupados em explicar qualquer arranhão no veículo e interessados a ponto de propor rotas mais seguras.

No programa Prevenção de Acidentes em Veículos, todos os motoristas que não cometeram infrações são premiados com o cartão Presente Perfeito, e seu valor pode ser usado conforme a preferência de cada um. A quantia aumenta a cada ano e quem chega ao 10º ano sem cometer infrações participa do sorteio de um carro. Um comitê é formado para avaliar as ocorrências, classificando-as em evitáveis e inevitáveis, de acordo com os procedimentos de direção defensiva. No caso do caminhoneiro não ter como evitar algum acidente em que se envolve, continua no programa. Caso não concorde com a classificação, pode recorrer da decisão.

Dessa forma, aumentaram os mecanismos das empresas na hora de cobrar uma atitude correta dos motoristas, além de ser uma maneira de protege-los uma vez que trabalharão com mais atenção e cuidado para não se envolverem em acidentes e também evitando desrespeitar as leis.

O que achou dessa notícia? Conte-nos o que achou e compartilhe com seus amigos!

Visite o site da Minasmáquinas!

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
1 Comment  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *