A Manutenção dos freios de Carreta é muito importante, porém muitos condutores realizam manutenção apenas dos freios do cavalo mecânico, não se preocupando em fazer a revisão periódica do implemento que rebocam. Este tipo de negligência faz com que o freio do caminhão fique com o trabalho de parar também o semi reboque.
Uma pesquisa realizada pela Mercedes-Benz constatou que 100% das carretas analisadas estavam equipadas com freio a tambor e, entre esses, 50% tinham folga entre a lona e o tambor acima do valor especificado que é de, no máximo, 0,7 mm. Para se ter uma ideia do risco que este detalhe produz, basta saber que uma folga de 2 mm, por exemplo, faz com que a força de frenagem perca 90% de sua eficiência e a distância total do processo de parada aumentou em 26%.
Por esses e muitos outros fatores a área de Global Trainning da montadora produziu a cartilha Manutenção de Freios de Carreta. O material traz dicas valiosas para o condutor atentar para o sistema de frenagem da composição, como verificar as espessuras das lonas e condições dos tambores de freios e observar sempre o desgaste dos pneus.
Além disso, o motorista deve observar os seguintes fatores:
– Buchas de hastes desgastadas;
– Mancais de hastes desgastadas;
– Pinos gastos;
– Falta de lubrificação;
– Folgas excessivas em componentes mecânicos;
– Falta dos espelhos de proteção contra impurezas das lonas de freio.
O vazamento de ar comprimido é outro problema que pode obrigar o compressor a trabalhar mais, reduzindo sua vida útil e aumentando o consumo de combustível. Para ficar por dentro de todo o conteúdo, entre em contato com um concessionário Mercedes, solicite sua cartilha e também informe-se sobre os cursos de reciclagem profissional oferecidos pela área de Global Trainning.
FONTE: MERCEDES-BENZ
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