Para atender a resolução 380 do Contran, as linhas Actros, Axor e Atego* (exceto Atego 1726 4×4) da Mercedes passam a ter freios ABS como item de fábrica. Esta resolução estabelece que 40% da produção brasileira de caminhões em 2013, deve ser equipada com freios ABS. A partir de 2014, 100% da produção de caminhões no país deverá sair equipado com freios ABS de série e a Mercedes-Benz já está se preparando para esta nova realidade.
O ABS (Anti-lock Breaking System, na sigla em inglês) é um sistema que, como o nome já sugere, traz inúmeras vantagens ao condutor, evita o travamento das rodas do veículo durante o processo de frenagem em situações adversas, principalmente em casos de pista escorregadia. Além disso, oferece menor desgaste dos pneus e reduz a probabilidade do chamado “Fenômeno L” entre o cavalo e a carreta.
Além disso proporciona maior segurança em qualquer condição de aderência da pista, possui eficiência máxima de frenagem e menor espaço de frenagem, além disso melhora a estabilidade e a dirigibilidade durante o processo de frenagem e reduz o risco de acidentes.
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