Facebook RSS
magnify
Home Lançamentos Mercedes Benz faz parceria com Eletra para lançamento do HíbridoBR
formats

Mercedes Benz faz parceria com Eletra para lançamento do HíbridoBR

A Eletra, é uma empresa brasileira especializada em tecnologia de tração elétrica para transporte urbano, que em parceria com a Mercedes-Benz fez o lançamento do HíbridoBR, durante a FetransRio, que aconteceu do dia 3 ao dia 5 de outubro no Rio de Janeiro. O HíbridoBR é um ônibus que combina motor convencional e elétrico, para proporcionar conforto ao usuário, eficiência no transporte urbano e sustentabilidade ambiental. Este novo ônibus elétrico híbrido que tem tecnologia de tração elétrica 100% brasileira, o reduz emissão de poluentes e consumo de combustível.

O HíbridoBR, projeto que foi desenvolvido pela Eletra, é montado em chassi Mercedes O 500 U. O modelo elétrico tem 12 metros de comprimento e capacidade para transportar 77 passageiros, sendo 37 sentados e 40 em pé. Seu piso é baixo e que por um sistema de ajoelhamento e controle eletrônico da suspensão, chega ao nível da calçada, facilitando o embarque do passageiro, além de possuir rampa para o acesso de cadeiras de rodas e deficientes. O controle eletrônico da aceleração evita os trancos típicos da largada e retomada. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do veículo, diminuindo o ruído interno e externo. O condutor trabalha com mais conforto, bem estar e tranquilidade.

Um veículo híbrido é o que faz uso de duas fontes de energia para sua operação. O HíbridoBR possui o grupo motor-gerador Mercedes OM 924 LA de 4 cilindros movido a diesel ou a diesel de cana, obedecendo ao padrão Euro5, e com o motor elétrico, equipado por um conjunto de baterias. Ele funciona através desse sistema em “série”, em que o grupo motor-gerador é acionado e se mantém no “ponto ideal” de rotação, ou seja, a melhor condição de menor consumo e baixa emissão de poluentes. A partir de então a operação do veículo é feita pelo motor elétrico que conta com o conjunto de baterias instalado no veículo. O Híbrido BR tem carroceria Busscar, gerador trifásico WEG e baterias Moura.

O HíbridoBR não necessita de rede aérea para operar, e gera sua energia a bordo. Quando o veículo está parado para entrada ou saída de passageiros, o conjunto motor-gerador carrega as baterias; quando na frenagem o motor elétrico vira um gerador e recarrega as baterias, o que pode ser chamado de frenagem regenerativa.

Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra, destaca que essa parceria é um importante impulso para a difusão do transporte limpo no Brasil. “A parceria com a Mercedes é o reconhecimento de que temos tecnologia nacional para produzir ônibus elétrico de alta confiabilidade. Estamos há 30 anos atuando e agora vislumbramos a oportunidade de crescimento do segmento de ônibus elétrico, importante para posicionar a indústria brasileira no mercado internacional, fundamental para o transporte e para a população de cidades que sofrem com a poluição gerada pelo trânsito”, conclui.

Para ler mais notícias, clique em blog.minasmaquinas.com.br  . Informações sobre a  Minasmáquinas visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *