Facebook LinkedIn E-mail RSS
magnify
Home Na estrada Indice de acidentes com caminhões pode ser zerado com treinamento e instrução
formats

Indice de acidentes com caminhões pode ser zerado com treinamento e instrução

acidente2_foto_620_465As estatisticas são assustadoras e a solução para os problemas de acidentes de trânsito, novamente, estão na educação, conscientização e treinamento dos motoristas. A prática do conhecimento é fator determinante para o sucesso e é com este objetivo que o Velopark desenvolveu um curso de pilotagem para motoristas de veículos pesados seja ele, ônibus ou caminhão.

De acordo com dados do Daer e da Polícia Rodoviária Federal, só em 2012 o Rio Grande do Sul registrou 7165 acidentes envolvendo veículos pesados, em rodovias federais e estaduais. Mais de 90% dos casos são em decorrência de falhas humanas. Mesmo representando apenas 2,2% da frota de veículos do estado, são eles os responsáveis pelos acidentes mais graves. De acordo com o presidente do SETCERGS Sergio Neto, entre os principais fatores estão a falta de infraestrutura adequada, a alta incidência de caminhões nas estradas, falta de treinamento e acompanhamento dos motoristas, principalmente dos autônomos.

Apesar dos possíveis investimentos ainda existe muito trabalho a ser feito, principalmente na educação dos motoristas. Atualmente o Rio grande do Sul tem 400.315 mil motoristas habilitados nas carteiras C, D e E. Entretanto o SEST SENAT do Estado não sabe mensurar quantos desses motoristas recebem algum outro tipo de qualificação. Por isso a importância do acompanhamento dos motoristas que começam a trabalhar como profissionais, dirigindo veículos pesados.

Para ler mais notícias, clique em blog.minasmaquinas.com.br  . Informações sobre a  Minasmáquinas visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *