Facebook LinkedIn E-mail RSS
magnify
Home Lançamentos Citaro Mercedes Benz é o “Ônibus do Ano 2013″
formats

Citaro Mercedes Benz é o “Ônibus do Ano 2013″

O novo Citaro já é o primeiro ônibus urbano de produção padrão com inclusão a tecnologia Euro VI e continua a expandir sua vantagem competitiva, assim ele ganhou o título de Ônibus do Ano 2013. Suas inovações técnicas alavancaram sua disputa e tiraram da ‘corrida’ outros concorrentes, que assim como ele, representam uma nova era na competição deste ano pelo título de “Ônibus do Ano 2013″. Com o apoio esmagador do júri internacional de especialistas, bem à frente de seus competidores, quase todos os quais estavam contando com a tecnologia híbrida.

Para atender às novas leis, os ônibus agora precisam possuir um complexo sistema de controle de emissões, e os nossos modelos combinam a conhecida tecnologia Mercedes-Benz SCR, com a injeção de Arla, um conversor catalítico de oxidação e um sistema de recirculação de gás de escapamento e ainda conta com um filtro de particulado de loop fechado.

Essa é uma geração completamente nova de motores e em conjunção com este sistema sofisticado de controle de emissões de gases poluentes, garante as margens mais baixas já detectadas desse tipo de substância, assim essa nova geração de motores representa um passo além no desenvolvimento contínuo da tecnologia a diesel.

Essas inovações técnicas não aumentaram o peso do Citaro, tão pouco reduziram seu espaço interno. O novo modelo colabora para economia em outros quesitos, como no módulo de recuperação altamente inovador de 24 volts, a energia nele produzida não gera qualquer despesa pelo alternador durante fases de sobrecarga, é armazenada em capacitores com camada dupla, conhecidos como supercaps, que o ônibus pode, então, utilizar como fonte adicional de energia, durante a fase de aceleração.

A altura de embarque do Citaro é mais baixa nas portas traseiras e isso também ajuda a reduzir o consumo de energia. O Citaro alcança economia de combustível entre 3% e 5%. Dado o uso normal, isso corresponde a 1.000 litros de diesel ou 2,6 toneladas de CO2 por ano. A manutenção dos filtros de particulado de diesel agora só precisa ser feita a cada dois anos, ou após 120.000 quilômetros rodados.

Outro fator para o sucesso do “Ônibus do Ano 2013” é seu design atraente e único. Para os novos motores, os engenheiros desenvolveram uma nova estrutura traseira, que tornou o veículo 30 milímetros mais longo. A tampa do motor e os clusters de luz traseiros também foram redesenhados. Ele tem lâmpadas traseiras, luzes de freio e setas de  LED que economizam energia e têm vida longa.

O Citaro também se destacou no quesito segurança. Ele apresenta um novo elemento para proteger o motorista em caso de colisão, um espaço de sobrevivência maior para o interior, caso o ônibus capote. Além disso vários elementos da carroceria ficaram mais leves, porém mais fortes. O novo Citaro é o primeiro ônibus urbano a contar com ESP.

Os passageiros também serão extremamente beneficiados com o Novo Citaro através de sua excelente iluminação. O ônibus já parece convidativo: as áreas de entrada e saída em cada porta são bem iluminadas com uma faixa larga de luz LED. Esse conceito amigável continua no interior, o que garante uma atmosfera receptiva. Suas abas de ventilação do teto atuam como refletores, as luzes dão o efeito de iluminação indireta. Elementos adicionais de luz foram usados para criar áreas quietas e discretas e cantos de leitura enquanto, ao mesmo tempo, o bom nível de iluminação da seção traseira do veículo ajuda até mesmo a reduzir o risco de vandalismo. O novo design dos corrimãos horizontais significa que eles podem ser utilizados tanto para a integração de elementos de iluminação adicionais como para propagandas intercaláveis ou até mesmo texto rolante, ele se torna ideal para o mercado publicitário já que apresenta novas possibilidades para empresas gerarem renda adicional através de propagandas.

Quem dirigir um Citaro pode estar certo de que irá aproveitar um espaço de trabalho com modernidade, conforto e tecnologia, que estabelece novos padrões em termos de facilidade de uso, ergonomia e instrumentação.

Gostou de conhecer o Citaro, O “Ônibus do Ano 2013”? Conte-nos o que achou e compartilhe com seus amigos!

Visite o site da Minasmáquinas: www.minasmaquinas.com.br .

 

2 Responses

  1. Esse é show de bola maquína pra ninguém botar defeito!!!!

  2. Vitor Fernando dos Reis Pizzuto

    Pena que não é comercializado no Brasil. Este veículo está disponível apenas para o mercado europeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *