É comum ocorrerem viagens de entregas múltiplas e o veículo passar tranquilamente na primeira passagem quando a carga completa, e a segunda balança acusar excesso de peso quando, teoricamente, o caminhão deveria estar mais leve. Apesar de parecer confuso, esta é uma das questões que a física explica facilmente.
O que ocorre é que quando é feita a primeira entrega e a parte traseira da carroceria fica livre, o centro de gravidade da carga é deslocado para frente, transferindo mais peso para o trator e, consequentemente, gerando mais peso sobre os eixos dianteiros.
Segundo o Engenheiro Mecânico, Rubem Penteado de Melo, há duas opções para resolver o problema: uma é exatamente evitar as entregas múltiplas e a outra é rearranjar a carga depois de cada parada, mantendo o equilibrio de peso em todos os eixos. O especialista que é também pós-graduado em Engenharia da Produção e mestrado em Engenharia Mecânica concorda que nenhuma das duas alternativas é simples de ser seguida e, em um futuro muito próximo, a tecnologia irá auxiliar o condutor nesta questão.
Você pode conferir mais detalhes sobre o assunto aqui.
Para ler mais notícias, clique em blog.minasmaquinas.com.br . Informações sobre a Minasmáquinas visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .