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Fique atento aos sinais do caminhão quando está com problemas mecânicos

Caminhão Mercedes Benz

Depois de um bom tempo de uso, em algum momento, o caminhão começará a dar sinais de que necessita de manutenção. Ainda que tenham passado por cuidados permanentes e que se tenha um bom olho para mexer com mecânica, há reparos que o motorista não é capaz de fazer, mas deve estar atento para o momento correto de procurar ajuda profissional. Veja algumas dicas para saber se você precisa usar este recurso:

Verifique a limagem no óleo

Quando for trocar o óleo, ao escoar o líquido usado, é fundamental observar características como coloração e aspecto. Como vários componentes do motor possuem imãs, se houver problemas de atrito irregular com algum deles, haverá resíduos metálicos no óleo. Os imãs vão capturando os resíduos que acabam em suspensão no óleo lubrificante. Se for verificado esse estado de limagem, é preciso investigar, pois há problema em algo.

Observe se há perda de força

Quando o caminhão perde força, está sofrendo para subir alguma serra que costumava trafegar com tranquilidade, por exemplo, pisar mais é um erro. Busque um mecânico para identificar esse problema, já que ele não aparece sem motivos. Este é um exemplo claro de que algo não está adequado. Podem ser muitos fatores, como filtros de ar obstruídos, problemas nas unidades injetoras, no módulo de injeção e no controle de saída de ar ou até uma mangueira do intercooler pode estar com defeito.

Evite o desgaste irregular dos pneus

Observar o desgaste dos pneus é uma obrigação, pois indica diversos possíveis problemas, como distribuição irregular de peso, desalinhamento das rodas, entre outros. O desgaste irregular indica que é preciso algum tipo de alinhamento, balanceamento de rodas, geometria ou uma investigação mais precisa para identificar porque não está havendo o contato correto com o solo.

Quando detectar que a fumaça está com coloração  estranha

Muitas vezes fica complicado para o motorista visualizar a coloração da fumaça de escape do veículo. Por isso, é importante, quando parado em um posto, uma garagem ou um estacionamento, observar a coloração e o aspecto do que está saindo. A fumaça pode estar branca, cinza azulado ou muito escura, o que indica que há algo de errado com o motor. Pode ser condição térmica não adequada, problemas de excesso de entrada de óleo e com o catalizador, por exemplo.

Ruídos na transmissão

Verifique ao trocar as marchas se elas  estão encaixando direito ou há um algum ruído estranho, caso não estejam, não force mais, investigue. Podem ser defeitos no sincronizador, no sistema de embreagem, no trambulador – sistema que faz a comunicação entre a alavanca e a caixa – ou nos anéis sincronizadores.

Confira se os amortecedores não seguram

Observe o funcionamento dos amortecedores ao passar em uma lombada. A função do amortecedor é segurar a suspensão quando ela é jogada para cima, e o feixe de mola reduz os impactos de cima para baixo. Se o caminhão ficar balançando para cima e para baixo, é sinal de problema nos amortecedores. Esse problema também tende a desgastar os pneus em pontos alternados e pode indicar perda do líquido hidráulico, por exemplo.

Freios com ruído ou perda de capacidade

Se ao frear em um declive acentuado, ou mesmo numa reta, houver ruídos, fique alerta: há problemas no sistema de frenagem e sua vida, inclusive, pode estar em risco. Procure um mecânico para fazer uma investigação. Isso indica que a lona de freio está no limite, pode ser por pastilhas gastas, problemas de rachaduras no tambor ou até quebra, folga nos braços de acionamento do freio e catracas desreguladas.

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One Response

  1. Edilmo

    Essas dicassao otimas e de extrema importancia estou feliz por ter encontrado vcs abracos obrigado.

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