Facebook LinkedIn E-mail RSS
magnify
Home Na estrada Exame anual de saúde para caminhoneiros pode se tornar obrigatório
formats

Exame anual de saúde para caminhoneiros pode se tornar obrigatório

caminhoes-actros-mercedes-benz

Todos os caminhoneiros profissionais poderão ser obrigados a realizar um exame de saúde anual para continuar exercendo sua atividade, de acordo com o Projeto de Lei do Senado (PLS) 407/2012, do senador Eduardo Amorim (PSC-SE). A proposta deve ser apreciada na reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) que ocorrerá amanhã,  quarta-feira 13 de março, às 8h30 da manhã.

Como justificativa do projeto, o autor argumenta que os caminhoneiros autônomos ficam completamente desassistidos, pois não possuem vínculo empregatício e não conseguem obter do estado o atendimento médico direcionado às questões de saúde ocupacional. Amorim afirma que esses trabalhadores submetem-se a condições de trabalho muitas vezes desumanas, “dirigindo ininterruptamente por horas a fio, sem o devido repouso inter ou intrajornada”.

Para Eduardo Amorim, a obrigatoriedade da avaliação médica periódica dos caminhoneiros autônomos, por meio de programa de saúde conduzido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pode amenizar os problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida desses profissionais. Indiretamente, diz o senador, toda a sociedade brasileira será beneficiada pela medida, pois “trará mais segurança às rodovias e melhorará a qualidade do transporte de cargas no país”.

Para ler mais notícias, clique em blog.minasmaquinas.com.br  . Informações sobre a  Minasmáquinas visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *