Facebook RSS
magnify
Home Na estrada Dicas para economizar combustível e aumentar a durabilidade do seu caminhão
formats

Dicas para economizar combustível e aumentar a durabilidade do seu caminhão

As transportadoras sempre buscam profissionais qualificados e que são capazes de aproveitar o que o veículo tem de melhor, visando a economia e bom rendimento dos caminhões. E somente saber conduzir um caminhão pelas perigosas e muitas vezes mau conservadas estradas brasileiras não é o suficiente. Dirigir corretamente exige conhecimento e treinamento, e é extremamente benéfico.

Algumas medidas podem aumentar a durabilidade do seu veículo e ainda gerar economia de combustível. Hoje aqui no blog vamos dar algumas dicas para que você consiga economizar combustível e fazer seu caminhão durar mais!

Mantenha sempre a pressão correta nos pneus

Após estudos de uma fabricante de pneus chegou-se a conclusão que a pressão correta dos pneus pode influenciar até 30% do desempenho do caminhão. Geralmente os motoristas focam no frete que irão ganhar e acabam esquecendo coisas básicas como checagem de óleo, líquidos de arrefecimento e calibragem dos pneus. Um pneu descalibrado pode prejudicar bastante o rendimento do veículo e acabar atrapalhando o transporte de cargas, por isso esteja sempre atento e calibre regularmente os pneus.

Não dirija com o veículo em ponto morto em declives

Essa prática é muito comum, porém completamente errada. Além de ser contra lei o hábito é injustificável. O veículo desengatado permanece no regime de marcha lenta e gasta combustível. Os motores a diesel tem menor índice de consumo nesta situação com a marcha engatada. O próprio peso da carreta faz com que o sistema entre em corte e faz com que o veículo consuma menos combustível. Ao “andar na banguela” a caixa de transmissão não recebe a lubrificação necessária e pode ser danificada. O caminhão engatado adere melhor ao solo e dá mais segurança ao motorista.

Não pise duplamente na embreagem
A dupla embreagem é popular em caminhões antigos, quando a transmissão era do tipo “caixa seca”, mas nos veículos mais atuais perdeu o sentido. O ato consiste em pisar duas vezes na embreagem durante as trocas de marcha, e acelerar nos intervalos. Nos caminhões novos as acelerações são mais uma maneira de desperdiçar combustível.

Evite o excesso de peso

O hábito que é ilegal prejudica a manutenção do caminhão de forma geral, principalmente nos pneus. O consumo de combustível também aumenta pois para transportar uma carga maior aumenta a exigência do motor e automaticamente o consumo.

Evite cambiar em altas rotações

Os caminhões novos tem no tacômetro o conta-giros. Ele é uma faixa verde que indica a rotação ideal do motor para troca de marchas que serve como guia evitando acelerações desnecessárias em trocas de marcha, o que geralmente desperdiça combustível. Assim o motorista pode trabalhar sem sofrer prejuízos já que possui o torque necessário e não perde a velocidade o que gera bastante economia. Mantenha sempre o giro constante e a mínima pressão no acelerador, assim você irá diminuir a necessidade de trocas de marchas e poderá explorar ao máximo a faixa de torque do motor.

Gostaram das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos e comente o que achou!

Visite o site da MinasMáquinas: www.minasmaquinas.com.br .

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
1 Comment  comments 

One Response

  1. Edilmo

    As dicas sao otimas estou fazendo curso no sest senat e eles falaram esatamente isso. Abracos obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *