Facebook RSS
magnify
Home Na estrada Confira a terceira parte das dicas de segurança na estrada
formats

Confira a terceira parte das dicas de segurança na estrada

caminhao-mercedes-de-chuva-1024x768

Para encerrar a série de dicas de segurança na estrada a Mercedes focou na saúde dos motoristas. O profissional da estrada deve redobrar sua atenção nos meses de férias, devido ao tráfego intenso, e o motorista que estiver em dia com a saúde terá melhores condições de manter a segurança.

Veja abaixo nossas dicas para tornar sua jornada mais produtiva e segura!

FAÇA INTERVALOS REGULARES

Os especialistas recomendam que, a cada duas horas de direção, seja feita uma pausa de pelo menos 15 minutos. O intervalo não é para dormir, mas para sair do veículo, alongar as pernas e se distrair um pouco. Caso não seja possível fazer isso, tente ao menos seguir o que recomenda o Código de Trânsito Brasileiro, que fala em pausas de 30 minutos a cada quatro horas.

COMA BEM, MAS SEM EXAGERAR

O excesso de alimentos ou mesmo pequenas porções de comidas pesadas, como frituras ou carnes com gorduras, podem provocar mal estar durante a viagem, causando distensão abdominal, acúmulo de gases e até sonolência. Por isso, sempre que possível, opte por carnes magras, legumes, verduras e frutas.

CUIDADO COM MEDICAMENTOS NOVOS

Antes de uma viagem, procure não tomar medicamentos que não conheça e cujos efeitos ainda não tenha experimentado. Alguns remédios podem aumentar o sono, amolecer o corpo e até reduzir os seus reflexos. Caso precise de algum medicamento, o ideal é consultar o médico antes para saber exatamente como o seu corpo poderá reagir.

APAGUE O CIGARRO

Além de extremamente nocivo a sua saúde, o cigarro também aumenta o risco de acidentes nas estradas. Você sabia que o simples fato de acender um cigarro com isqueiro à noite pode ofuscar a sua visão e impedi-lo de ver com nitidez por três ou quatro segundos? Isso acontece porque, com a claridade, as pupilas se contraem e, até que elas voltem ao normal, um acidente fatal poderá ter ocorrido. Fumar de dia também é arriscado pois, além de ocupar uma mão com o cigarro, você ainda corre o risco de se queimar. Só o susto de ver uma brasa voando em sua direção pode desconcentrá-lo totalmente, fazendo-o descuidar-se da direção.

 

ÁLCOOL E DROGAS, NEM PENSAR!

O uso de substâncias químicas pode até levar a uma euforia inicial, ajudando a espantar a sonolência. O problema é que esse efeito passa rapidamente e dá lugar a um cansaço ainda maior, além de provocar mal estar. Sem falar no efeito das drogas sobre a capacidade de responder prontamente aos estímulos, o que aumenta muito o risco de acidentes. Além disso, nunca é demais lembrar que a Lei Seca proíbe dirigir alcoolizado ou sob o efeito de qualquer outra substância psicoativa. Se for pego em flagrante nessas condições, o motorista poderá ser penalizado com multa, suspensão do direito de dirigir e até detenção.

Para ler mais notícias, clique em blog.minasmaquinas.com.br  . Informações sobre a  Minasmáquinas visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *