Facebook RSS
magnify
Home Na estrada A linguagem das estradas
formats

A linguagem das estradas

Nem todo motorista tem a possibilidade de instalar rádios-transmissores em seus carros e caminhões para ter uma comunicação efetiva com os demais motoristas. A solução foi criar uma comunicação própria. Para quem está acostumado a dirigir na estrada, conhece ou já deve ter percebido motoristas trocando piscadas de faróis e buzinadas. Você sabe interpretar estes sinais?

Piscar faróis

A intenção é passar aos outros motoristas que existe algum problema adiante e assim é melhor reduzir a velocidade e ficar atento. Pode ser um acidente, animal na pista, queda de barreira, tráfego parado ou até mesmo a presença de policiais. Neste último caso, a legislação de trânsito proíbe e os motoristas estão sujeito à multa.

Piscar faróis insistentemente

Se o motorista que vai atrás insiste na piscada de faróis significa que o carro da frente está com algum tipo de problema. É conveniente reduzir a velocidade e tentar sentir se o carro está estranho, se a direção puxa ou se está fazendo algum barulho. Se estiver carregando algo no teto ou rebocando, talvez algo tenha se soltado.

Piscar faróis e buzinar

É um aviso para o carro que vai à frente facilite a passagem. A insistência na piscada de luz e na buzinada indica que o veículo de trás está com problemas, seja mecânico, falha no freio, alguma pane ou mesmo transportando um ferido ou doente em estado de emergência

Duas buzinadas

Dois toques rápidos e curtos significam agradecimento. Geralmente são dados quando um motorista facilita a ultrapassagem do outro e este usa tal sinal para agradecer.

Setas ligadas

Quando você está tentando uma ultrapassagem e o motorista da frente liga a seta esquerda, ele está querendo o sinalizar para não tentar a ultrapassagem por algum obstáculo na pista de sentido contrário, como outro veículo seguindo em direção oposta. Na mesma situação, se o motorista ligar a seta direita, ele estará indicando que o caminho oposto está livre para a ultrapassagem.

Lembre-se sempre que estes sinais funcionam aqui no Brasil. Para mais digas, não deixe de seguir nosso Facebook!

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *