Facebook LinkedIn E-mail RSS
magnify
Home Na estrada A linguagem das estradas
formats

A linguagem das estradas

Nem todo motorista tem a possibilidade de instalar rádios-transmissores em seus carros e caminhões para ter uma comunicação efetiva com os demais motoristas. A solução foi criar uma comunicação própria. Para quem está acostumado a dirigir na estrada, conhece ou já deve ter percebido motoristas trocando piscadas de faróis e buzinadas. Você sabe interpretar estes sinais?

Piscar faróis

A intenção é passar aos outros motoristas que existe algum problema adiante e assim é melhor reduzir a velocidade e ficar atento. Pode ser um acidente, animal na pista, queda de barreira, tráfego parado ou até mesmo a presença de policiais. Neste último caso, a legislação de trânsito proíbe e os motoristas estão sujeito à multa.

Piscar faróis insistentemente

Se o motorista que vai atrás insiste na piscada de faróis significa que o carro da frente está com algum tipo de problema. É conveniente reduzir a velocidade e tentar sentir se o carro está estranho, se a direção puxa ou se está fazendo algum barulho. Se estiver carregando algo no teto ou rebocando, talvez algo tenha se soltado.

Piscar faróis e buzinar

É um aviso para o carro que vai à frente facilite a passagem. A insistência na piscada de luz e na buzinada indica que o veículo de trás está com problemas, seja mecânico, falha no freio, alguma pane ou mesmo transportando um ferido ou doente em estado de emergência

Duas buzinadas

Dois toques rápidos e curtos significam agradecimento. Geralmente são dados quando um motorista facilita a ultrapassagem do outro e este usa tal sinal para agradecer.

Setas ligadas

Quando você está tentando uma ultrapassagem e o motorista da frente liga a seta esquerda, ele está querendo o sinalizar para não tentar a ultrapassagem por algum obstáculo na pista de sentido contrário, como outro veículo seguindo em direção oposta. Na mesma situação, se o motorista ligar a seta direita, ele estará indicando que o caminho oposto está livre para a ultrapassagem.

Lembre-se sempre que estes sinais funcionam aqui no Brasil. Para mais digas, não deixe de seguir nosso Facebook!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *