Facebook RSS
magnify
Home Lançamentos Câmbio automatizado PowerShift Mercedes Benz
formats

Câmbio automatizado PowerShift Mercedes Benz

Os ônibus rodoviários O 500 RS e RSD passam a ser equipados com o novo câmbio GO 240/8 PowerShift, modelo desenvolvido especificamente para ônibus e que conta com retarder integrado. Exclusividade da Mercedes-Benz, o GO 240/8 PowerShift é um câmbio mecânico com acionamento eletropneumático totalmente automatizado, sem pedal de embreagem. Pode ser operado nos modos automático ou manual, dependendo da preferência do condutor do veículo. A manopla está localizada em posição muito confortável, num console no assoalho junto ao banco do motorista.
Esse avançado câmbio da Mercedes-Benz realiza os engates de forma precisa, rápida e suave, aumentando significativamente o conforto de operação. Sem o pedal de embreagem, o sistema elimina esforços e proporciona menor fadiga do motorista, que pode ficar mais atento a outros itens de desempenho e segurança na condução.
O PowerShift contribui ainda para a otimização do consumo de combustível e tem potencial para minimizar as diferenças de estilo de dirigibilidade, fazendo com que a média de consumo da frota melhore significativamente.
Outra grande vantagem é a visualização da marcha engatada no painel de instrumentos. Além disso, a qualquer momento, o motorista pode assumir a operação, ou seja, selecionar o engate de marcha desejado por meio da alavanca de seleção semelhante a um joystick.

Modelo Actros da Mercedes Benz com Cambio PowerShift
Sem o pedal de embreagem e também sem anéis de sincronização, o GO 240/8 PowerShift demanda menor custo de manutenção. Aliado à redução de peso, isso também otimiza o custo operacional. A gama de equipamentos de segurança ativa dos ônibus rodoviários O 500 da Mercedes-Benz passa a incluir o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade). Este sistema melhora a estabilidade do ônibus e, consequentemente, a segurança de condução.
Em conjunto com o sistema de freio eletrônico EBS, o programa ESP age de forma significativa para a redução do risco de derrapagem em caso de desvios repentinos e manobras bruscas. Esta atuação em situações críticas ocorre por meio de intervenções precisas nos diversos sistemas de frenagem do veículo. Quando ocorre uma situação emergencial em curvas apertadas – como, por exemplo, sair da faixa de rolagem ou mudar repentinamente de via – a velocidade do veículo é reduzida para um nível que restabeleça a estabilidade de condução.
Outra grande novidade dos ônibus rodoviários O 500 RS 1836 e O 500 RSD 2436 da Mercedes-Benz é a introdução do freio eletrônico EBS, programa que controla todos os sistemas de frenagem do veículo, como o ABS (antibloqueio de rodas), ASR (controle de tração), freios a disco, Top Brake, freio-motor e retarder. O EBS (Electronic Brake System) é um sistema de frenagem controlado eletronicamente, ligado a linha CAN do veículo, que realiza uma troca de informações com outros sistemas para a realização otimizada da frenagem do veículo.
Além de ampliar o padrão de segurança dos ônibus rodoviários Mercedes-Benz, itens como freios a disco, Top Brake, freio-motor e retarder asseguram mais vantagens aos clientes, como menor desgaste e maior durabilidade dos componentes dos sistemas de freio e menor consumo de combustível, reduzindo os custos operacionais.
As novidades da linha de ônibus rodoviários Mercedes-Benz incluem ainda a disponibilização do 2º eixo traseiro móvel para o modelo O 500 RSD 6×2. Esse novo item amplia as opções de escolha para o cliente, que continua com a opção do 2º eixo rígido, já conhecido.

O segundo eixo traseiro móvel, com suspensão independente, é instalado atrás do eixo de tração. Ele reduz o arraste, melhora as manobras e evita o desgaste dos pneus. Com a suspensão direcional, os pneus se movem de acordo com o movimento da direção, reduzindo o raio de giro do ônibus. Isso propicia maior conforto e dirigibilidade, ampliando a comodidade para o motorista.

Gostou dessa notícia? Conte-nos sua opinião e compartilhe com seus amigos!

Para ler mais notícias, clique em blog.minasmaquinas.com.br  . Informações sobre a  Minasmáquinas visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
1 Comment  comments 

One Response

  1. Edilmo

    Esse sistema de engate automatizado e fantastico o motorista descanca bastante e pode assumir o engate manual a qualquer momento a evolucao das maquinas kkk abracos obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *